Nariz

Rinite Alérgica

A rinite é um transtorno respiratório crônico, caracterizado pela inflamação das mucosas nasais. A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos.

O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo.

Na crise da rinite, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Se a pessoa tiver uma predisposição para asma, pode apresentar também uma crise de asma, com falta-de-ar e cansaço.

As causas da Rinite Alérgica podem variar de acordo com o local onde a pessoa vive. Normalmente, determinados alérgenos são responsáveis por aumentar a irritação da mucosa nasal, dentre os quais pode-se destacar: Ácaros da poeira doméstica; Pólen das plantas; Fungos; Pelos e penas de animais domésticos; Poluentes ambientais como perfumes, fumaça de cigarro e o ar-condicionado quando não tem seu filtro adequadamente limpo.

O relato dos sintomas que a pessoa sente é muito importante para diagnosticar a rinite alérgica.

  • Text Hover
  • Text Hover

Algumas informações como a época do ano em que pessoa manifesta os sintomas ou se ela identifica alguma substância que desencadeie as crises auxiliam o médico.
O teste de alergias pode revelar os alérgenos que desencadeiam os sintomas. Um hemograma completo também pode ajudar a revelar alergias.

O tratamento para rinite alérgica deve englobar aspectos relacionados à limpeza do local onde a pessoa vive ou passa a maior parte do seu tempo, mas também pode ser indicado o uso de remédios e de vacinas antialérgicas, que podem até mesmo curar algumas alergias. Ou seja, o tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pilares principais: higiene ambiental, medicamentos e imunoterapia.

Fonte: Site Dr. Imad Saleh Hijaz